domingo, 21 de junho de 2015

Planejamento financeiro para a gravidez

Eu nunca fui muito organizada com a minha vida pessoal até conhecer meu marido. Ele é QUASE (vai que ele lê...) compulsivo controlador, daqueles que faz controle minucioso de gastos diários, semanais e mensal, fechamento do orçamento doméstico anual e ajustes nos gastos. Sempre de olho no cenário financeiro atual, enfim... suuuuuuper organizado com as finanças. 
Logo, se eu não me adequasse a esse jeito dele, enlouqueceria.
Como vocês já sabem, nós não pretendíamos ter filho(s) e essa mudança nos planos poderia gerar uma ansiedade nele, primeiro porque ele é metódico e não é muito adepto a mudanças (não gosta de desvios no roteiro traçado) e segundo pelo custo de um filho atualmente.
Assim, sabendo que homens em geral funcionam melhor com dados, quando decidimos tentar ter nosso bebê, elaborei uma planilha com a estimativa de custos de um bebê desde a concepção até o primeiro ano de vida. E sabe o que descobri??? No primeiro ano um bebê não dá tanto gasto como eu imaginava (desde que você, linda mamãe, não pire o cabeção durante a confecção do enxoval, ok?).
Sim, eu sei que nem tudo são números, que ter um filho é algo sagrado e que tudo se ajeita, mas... estar preparado para o que te aguarda não faz mal algum, não é mesmo? Então lá fui eu fazer orçamentos e pesquisar tudinho. Foi gostoso porque acabei me sentindo “meio grávida”, tipo, dando um passo rumo à maternidade, entendem?!
Fiz a planilha considerando móveis básicos, afinal, na infância a gente fatalmente vai querer trocar a decoração do quarto para adaptar à nova fase da criança quando ela deixar de ser um bebezinho, concordam? Nada de quarto de revista! Acho desnecessário comprar móveis caríssimos, se o bebê vai usá-los apenas por uns 2 anos (essa é a minha opinião pessoal). Dá pra investir nos objetos decorativos para dar um “up” na decoração e deixá-la mais atrativa, mas com relação aos móveis em si, penso que basta que sejam seguros (atenção para o berço com a aprovação do INMETRO).
Adotei o mesmo raciocínio com o carrinho, não sei se é opinião de quem é leiga no assunto, mas tem muito carrinho por aí que parece uma nave espacial, cheio de “frescuras”, na faixa dos R$ 5.000,00!!! Gente, por favor, é muita coisa para um carrinho! Coloca esse valor na poupança do bebê que é melhor, a não ser que você e seu marido sejam riquíssimos, caso contrário, parcimônia mamãe, parcimônia... Confesso que mesmo que estivesse com o burro na sombra, o que não é o caso, não teria coragem de pagar tanto num carrinho. Ele deve ser confortável e prático, apenas isso, mas repito o que disse acima, pode ser que essa seja a opinião de uma mera desejante, que não sabe o que diz (sabe de nada, inocente). Mesmo porque se eu colocasse na planilha um carrinho de 5 mil Dilmas o marido enfartaria e aí eu não teria meu bebê mesmo!!!
Sobre o kit do berço eu li muito a respeito de segurança do bebê e tenho certeza que optarei por aquelas redes de proteção, sabem de qual estou falando? Essas óh:

Não são lindas, mas protegem de qualquer eventual impacto e são respiráveis (além de serem mais baratas).
Vamos falar de roupinhas? Até onde me consta, assim que o positivo sai o bebê não para de ganhar roupinhas até chegar em casa. Quem não é mãe de primeira viagem pode confirmar isso. Vivem dizendo que não têm onde guardar as roupinhas e as fraldas que ganharam. Calculei (puro achismo) que metade das roupas no primeiro ano deve ser “ganhada”, restando metade das roupas para os papais comprarem. Aí é que mora o perigo. Lóóóóógico que a gente baba nas roupinhas da Carters, Tommy etc, mas novamente pergunto: quanto tempo o bebê vai usar? Quanta mamãe vejo postando foto das crianças perdendo roupas e mais roupas, usando a linda roupinha só duas vezes e já perdendo? Não admito gastar o nosso suado dinheirinho com uma peça de roupa que será usada só duas vezes e depois doada. A roupa do bebê tem que ter qualidade e ser confortável. Ponto! Portanto, será isso que buscarei. Ouvi várias mamães mencionarem que no Braz (em SP) tem várias lojas com roupas de bebê por um preço justo e de boa qualidade (o famoso 3 B: bom, bonito e barato). Logo, meu futuro bebê, acho bom você já vir sabendo que só usará “marca” se ganhar, caso contrário a mamãe aqui só te dará marcas de beijos e mordidinhas até você diminuir o ritmo do crescimento, ok?
Para calcular o custo das fraldas, me vali de um post em outro blog, de um papai (chefedefamilia.wordpress.com). Apresentando todos os cálculos ele chega à conclusão de que um bebê consome aproximadamente 163 fraldas por mês e eu acreditei, porque né? Não tenho parâmetro. Com base nessa média de consumo, pesquisei o preço atual de fraldas das melhores marcas (arredondei para em média R$ 1,22 por fralda). Esclarecendo que eu não pretendo fazer chá de fraldas, mas quem fez diz que vale muito a pena!
Quando chegar a hora abençoada de fazer essas comprinhas, talvez eu abra uma exceção nessa economia toda para a hipótese de móveis que poderão ser usados pela criança na infância, nesse caso, se você tiver condições, creio que valha a pena investir. Vi na Tok Stok um berço com bicama, que pode virar cama quando criança atingir a idade que achei sensacional. A linha faz jus ao nome: “Smart”. O preço é mais alto, mas vale a pena pelo tempo que terá de uso, na minha humilde opinião.
Bom, voltando à tabela de custos. Dividi os itens em mobília do quarto, avulsos (carrinho, bebê conforto, banheira, cadeirinha para carro, sacola, sling, banheira e ôfuro), itens opcionais (o “luxo” que poderia encarecer demais e algumas mamães dizem nem ser tão úteis), enxoval básico, fraldas, lenços umedecidos e plano de saúde.
Ficou mais ou menos assim:

  • Para montar o quarto com berço, cômoda, poltrona de amamentação e uma sapateira vertical (para substituir o guarda-roupa, pois eu não tenho espaço): R$ 1.500,00
  • Itens avulsos: Carrinho com bebê conforto (2 em 1): R$ 800,00; cadeirinha para carro: R$ 300,00; sacola do bebê: R$ 300,00; Sling: R$ 100,00; Banheira: R$ 300,00 e Ôfuro: R$ 50,00. Totalizando R$ 1.850,00
  • Itens opcionais: Moisés R$ 500,00; Babá eletrônica com vídeo R$ 700,00; mosquiteiro R$ 300,00; cadeira de refeição R$ 200,00 e cercadinho R$ 200,00. Totalizando R$ 1.900,00
  • Enxoval: roupinhas R$ 800,00; kits de lençol R$ 300,00; lençóis de carrinho R$ 200,00; toalhas de banho com capuz R$ 80,00; kits de fraldas de ombro e boca R$ 200,00; protetor de colchão R$ 60,00; chupetas avent R$ 80,00; mamadeiras avent R$ 200,00; móbile R$ 200,00; kit de higiene R$ 300,00; protetor de berço R$ 300,00; trocador R$ 150,00; absorvente de seios R$ 50,00 e concha de silicone R$ 70,00. Totalizando R$ 2.890,00
  • Um ano de fraldas: R$ 2.400,00
  • Um ano de lenços umedecidos: R$ 360,00
  • Um ano de plano de saúde: R$ 3.000,00
Resumindo todos esses números: a vinda do bebê custará R$ 11.920,00 (com os itens opcionais R$ 14.020,00) desde a confirmação do positivo até completar um ano de vida.
Após sua chegada, seu custo médio mensal, sendo um bebê saudável (com a graça de Deus) será de aproximadamente R$ 480,00 entre fraldas, lenços umedecidos, mensalidade do plano de saúde.
As variáveis que não considerei nesse custo são o aumento da conta da farmácia e da energia elétrica com a chegada de um novo integrante na família, além do custo do parto (caso eu decida por fazer particular mesmo tendo Plano de Saúde), o anticoagulante (se eu não conseguir gratuito), roupas de gestante (já deu para perceber que comprarei o mínimo possível), lingerie de amamentação, a saída de maternidade e lembrancinhas de nascimento (porque nem imagino o que seria).
O que acharam? Eu confesso que pensava que ter um filho seria muito mais caro. Como dizem, ter é fácil (Oi? Pra quem? Conheço muita tentante que discorda dessa afirmação), difícil é criar! Acho que deve começar a encarecer na fase escolar, mas planilhar essa fase seria muita doidera para uma desejante só, né? Será? Não, melhor nem mexer com isso... kkkkkk
Gostaria de saber disponibilizar a planilha para download, se um dia eu descobrir como, farei isso, assim vocês podem adaptá-la para a sua realidade. Quem quiser, pode deixar o e-mail aqui nos comentários ou me pedir no e-mail tentante35@gmail.com que eu envio.
Beijinho$$$

Ci

Nenhum comentário:

Postar um comentário