quinta-feira, 25 de junho de 2015

Estresse engorda? Pufff... Explodi!!!!

Levante a mão aquele que não se estressa.
Hoje eu estou a ponto de matar um. Pode ser que seja apenas a TPM, mas estou me sentindo muito sobrecarregada, contrariada com uma situação profissional que me tirou do sério. Quase bati o carro e estou sentindo umas pontadas no peito (tenho certeza que se deve ao meu estado mental alterado).
O estresse é a resposta do nosso corpo às situações a que somos submetidos em nossa rotina.
Hoje em dia não conheço ninguém que passe ileso ao famigerado “estresse”. Diariamente somos submetidos às mais variadas situações, desde um engarrafamento, um desentendimento com um familiar, no trabalho e as tentantes então? Meu Deus... nessa vida de tentante o estresse decorrente da pressão (seja que a própria tentante coloca sobre seus ombros, ou seu marido, seus  pais etc), é enorme!
Como se já não fosse suficiente “a fome emocional” ( aquela ansiedade e inquietação que frequentemente confundimos com fome), ainda tem os fatores orgânicos que acarretam o ganho de peso.
O aumento de peso é uma resposta do nosso organismo às ameaças, e uma delas é armazenar energia para sobreviver. Por isso acumula-se a gordura.
Pesquisas indicam a ligação entre o estresse e o ganho de peso. Um estudo realizado em Georgetown, indicou que ratos submetidos a estresse engordavam mais, embora a ingestão de calorias permanecesse a mesma. Outro, publicado na revista científica Proceedings of the Nacionational Academy of Sciences (Pnas), descobriu que quando estamos estressados os alimentos gordurosos se tornam ainda mais irresistíveis, e, além disso, faz com que tenhamos mais vontade de encher o prato e repetir quantas vezes forem necessárias, ou seja, comemos com os olhos.
Isto porque a tensão estimula a produção de uma proteína que facilita o ganho de peso e o acumulo dessa gordura na região do abdômen.
Aí, a gente pensa: Nossa, tenho que lidar com o estresse e com o ganho de peso???
Não, meu bem!!! Porque não para por aí. Além de subir os números da balança em velocidade vertiginosa, ainda tem mais. Junto com ele vem: hipertensão, colesterol, diabetes etc. O que levou os estudiosos a concluírem que o estresse em níveis altos pode ser tão prejudicial à saúde quanto o álcool e o cigarro.

Portanto, bora incluir atividades relaxantes e desestressantes no nosso dia a dia? Seja um livro de colorir, uma caminhada num parque, uma atividade física que te agrade, um passeio com o cachorro, enfim, o que te faça feliz! E quando nossa vibração começar a baixar e entrarmos na sintonia do estresse, mandarmos ele pra bem longe!

Bjos,

Ci

Nenhum comentário:

Postar um comentário