sábado, 6 de junho de 2015

Maternidade tardia?


Em primeiro lugar, acho  pesada essa expressão “Maternidade Tardia” porque hoje eu me sinto pronta para ser mãe e tenho plena consciência do barco em que quero embarcar, estou em um relacionamento maduro, estável e com a carreira bem encaminhada, mas é a expressão que se encontra pesquisando sobre gravidez aos 35 anos. Protesto! Acho que é gravidez na melhor fase, inclusive fui corrigida no Instagram por uma seguidora e ela estava corretíssima... Anyway!
Diz-se tardia porque a nossa reserva de folículos (que serão óvulos) diminui drasticamente a partir dos 35 anos já que, ao contrário dos homens (os espermatozoides vão se renovando), nascemos com a nossa cota de folículos e, com o passar do tempo ela vai diminuindo até que chega um momento que se esgota. Logo, nossa fertilidade tem prazo de validade. Só eu que acho isso muito injusto isso?
De acordo com o Dr. Domingos Mantelli (ginecologista e obstetra), as chances de uma mulher engravidar naturalmente em um ano de tentativas, por faixa etária são de:

Até os 25 anos – aproximadamente 75%
Dos 26 aos 30 anos – aproximadamente 65%
Dos 31 aos 35 anos – aproximadamente 50%
Dos 36 aos 40 anos – aproximadamente 12%
De 41 a 42 anos – aproximadamente 8%
Dos 43 aos 45 anos – aproximadamente 1%

Assustador né?!

Além da dificuldade maior para engravidar após os 35 anos, existem os riscos que envolvem a gestação “tardia”. Após os 35 anos, não só a fertilidade decresce como a qualidade dos óvulos também, dando ensejo, assim, a uma maior probabilidade de ter fetos com alterações cromossômicas. Os médicos também alertam que as mulheres de 35 anos em diante têm uma maior probabilidade de ter um parto induzido, um diagnóstico de sofrimento fetal, anestesia peridural, ou um parto com fórceps ou ventosas, e praticamente todos os estudos estão de acordo em que a taxa de partos por cesárea cresce de acordo com a idade da gestante.
E quanto maior a idade, mais probabilidades de ter complicações durante a gravidez, como a hipertensão, diabetes gestacional, hemorragias durante o terceiro trimestre e placenta prévia.
Mas atenção, nem tudo são espinhos!!!
Houve um considerável crescimento do número de mulheres que querem ter sua primeira gestação a partir dos 35 anos na sociedade atual e os médicos mais antenados alertam: é absolutamente possível ter uma gestação tranquila nessa faixa etária, desde que a gestante tenha um acompanhamento pré natal detalhado e, mais, planejando a gravidez, é possível fazer todos os exames necessários para avaliar nossas condições para gestar e corrigir previamente qualquer eventual “falha” no nosso organismo.

Pesquisando sobre o assunto, encontrei esse site de uma clínica de medicina reprodutiva, cheio de gráficos que demonstram direitinho o esvaziamento da nossa reserva e a taxa de infertilidade feminina, de acordo com a idade. Quem tiver interesse, dê uma olhada, está bem didático:

Para concluir, aos 35 anos a fertilidade da mulher é de aproximadamente metade do que era aos 25 anos e, aos 40, a fertilidade cai para a metade do que era aos 35 anos. Logo, um ano pode fazer muita diferença para quem, como eu, está na casa dos 30. Os especialistas consideram normal um ano de tentativas para mulheres com menos de 35 anos e seis meses para aquelas que já passaram dos 35 anos. Decorrido estes prazos, recomenda-se a investigação das causas de infertilidade com um especialista.


Boa sorte a todas, torcendo que ninguém precise de especialista ou, se precisar, que se resolva assim, pá pum! Num passe de mágica! Bjos

Nenhum comentário:

Postar um comentário