quinta-feira, 13 de agosto de 2015

25 dicas para turbinar suas chances de engravidar usando a alimentação a seu favor

Vida de tentante não é fácil, nós sabemos...

Se controlar a ansiedade, manter a fé e a serenidade já não fosse difícil o suficiente, ainda tentamos (tô me incluindo no mesmo barco, me deixem! rsrs) as cinquenta mil dicas para mudança de hábitos, alimentação, suplementação etc.

Já sabemos que devemos comer com moderação, evitando gorduras ruins (saturadas e trans) e alimentos industrializados, ricos em sódio. Evitar doces e tentar incluir ao máximo os vegetais na nossa dieta. Especialistas alertam que mulheres tentando engravidar devem evitar regimes restritivos, pois estes podem prejudicar a ovulação.

Então, caras amigas, com o objetivo de ajuda-las a alcançar seu tão sonhado positivo, compartilho com vocês um pouquinho de tudo que já li a respeito de alimentação para quem está querendo engravidar:

1 - Ácido fólico: estamos cansadas de ouvir o quanto o ácido fólico é importante para a tentante e gestante. Responsável por prevenir má formação fetal e a adequada formação do tubo neural, toda tentante que se preze toma diariamente seu comprimido de ácido fólico. Mas ele também pode ser encontrado em abundância na alimentação. Sabiam? Então anota aí. O ácido fólico é encontrado em maior quantidade em fígado de galinha, de boi e de peru cozidos  e grão de bico.

2 - Ácidos graxos: presentes em óleos vegetais e gorduras animais (gordura boa) contribuem para a fertilidade.

3 - Ômega 3: encontrado em maior quantidade em sardinha, salmão, sementes de chia e nozes aumenta a fertilidade.

4 - Alimentos de baixo índice glicêmico: arroz integral, aveia em flocos, mandioquinha, batata-doce, milho, inhame, quinoa, maçã, pera, ameixa, atum e grão-de-bico.

5 - Proteínas vegetais tais como a soja, feijão, grãos, cogumelos, grão-de-bico, quinoa. 



6 - Leite integral (isso será difícil para mim, estou muito habituada ao leite desnatado...): ajuda na ovulação e na fixação do óvulo fecundado.

7 – Licopeno: nutriente encontrado no tomate, mamão, melancia, goiaba vermelha, cenoura, abóbora, caqui e pitanga.

8 - Vitamina A presente no fígado, ovos, agrião, couve, espinafre, cenoura, manga, mamão  ajuda na produção de hormônios femininos.

9 - Vitamina D encontrada na sardinha, atum, iogurte, ovos, fígado, manteiga. Porém, a principal fonte do nutriente é a luz solar (15 minutos diários no sol das 8h as 10h ou das 16h as 18h) ajuda o corpo na ovulação, garantindo o equilíbrio hormonal.

10 - Vitaminas do complexo B: a vitamina B6 está na batata, banana, peito de frango, salmão, atum, abacate; para a vitamina B9 (conhecida como ácido fólico) o grão de bico, vegetais verde-escuros, fígado, lentilha, feijão, laranja, amêndoas e espinafre são boas fontes; vitamina B12 é encontrada em carnes, peixes, ovos, leite e queijos.

11 - Vitamina C: todos sabemos onde encontrar, né? Mas vamos lá, tem na laranja, limão, abacaxi, mamão, goiaba, pimentão.

12 - Vitamina E: presente na alface, agrião, espinafre e couve, óleos vegetais.

13 - Ferro: carne vermelha, fígado, aves e peixes, vegetais verde-escuros, leguminosas.

14 - Selênio: gérmen de trigo, atum, salmão, alho, castanha-do-pará, ovos, arroz integral

15 - Zinco: ostras, nozes, castanhas, carne bovina, farelo de aveia.

(pausa para divagação: tô pensando em começar a tomar Centrum de A a Z assim já engloba todas as letras do alfabeto, porque, olha... é muita vitamina!!! kkkkkkk)

16 – Água de coco: rica em eletrólitos (oi?), potássio (ajuda a regular a pressão arterial e a função cardíaca) e magnésio. Melhora a função intestinal e ameniza a prisão de ventre.

17 – Farinha de linhaça: reza a lenda que ela contribui na formação do muco elástico (e quanto mais muco, melhor a locomoção dos peixinhos até a linha de chegada).

18 – Inhame: eu adoro cozido para comer com manteiga, mas a forma mais tradicional de seu consumo é o chá da casca do inhame. Por ser indutor de ovulação, deve ser tomado nos 7 dias que antecedem a ovulação.

19 – Beba muito líquido! Quanto mais hidratada você estiver mais muco e de melhor qualidade você terá. Bendito seja o muco! Hahahahha

20 – Abacaxi: fonte de bromelina, facilita a implantação do embrião, age como anticoagulante natural. Iniciar seu consumo no dia seguinte a ovulação, ingerindo uma fatia grande com o miolo durante cinco dias. Não descarte aquela parte mais durinha, pois é nela onde está a maior concentração de bromelina.

21 – Sorvete (quanto mais cremoso, melhor): Dizem que há um estudo em Harvard conclusivo de que o consumo de sorvete duas vezes por semana melhora o funcionamento dos ovários, facilita a produção de hormônios sexuais e aumenta a fertilidade devido à gordura presente no sorvete. Calma, amiga... não exagere... Confesso que pasmei quando li!

22 – Gelatina: o colágeno presente na gelatina é importante para os órgãos e fortalece o endométrio. Pode ser a sem sabor, em pó ou folhas, as coloridas de caixinha ou a hidrolisada (mais concentrada, pode ser adicionada a sucos ou leite).

23 –Physalis: estudos mostram que a physalis ajuda transplantados a não rejeitarem os órgãos, regulando a imunidade do organismo. O mesmo conceito vem sendo usados por tentantes, pois o organismo pode interpretar o embrião como um invasor. Consuma 3 a 4 frutinhas após a ovulação.

24 - Clara de ovo: rica em proteínas, dizem ser adequada para as tentantes.

25 - Pó de Kelp: Kelp é uma alga marinha rica em cálcio e vitaminas b. Li que é usada há muitos anos na prevenção de abortos de primeiro trimestre. Particularmente, nunca tinha ouvido falar. Recomendam consumir uma colher de sobremesa diariamente por 12 dias após a ovulação para ajudar na implantação e progressão da gestação. Em todas as pesquisas realizadas notei a advertência para que não seja consumida mais que uma colher de sobremesa por dia, já que as algas são ricas em iodo, e o excesso desse elemento no organismo pode trazer danos a saúde.

Notem que são alimentos! Essa lista é resultado de tudo que já ouvi falar e li sobre a alimentação e tentantes, sem qualquer embasamento científico. Eu duvidei até da fonte que mencionou um estudo de Harvard, mas penso assim: não são medicamentos, são alimentos, coisas naturais e mal não farão. Portanto, quando chegar a minha hora, vou ser a louca dos alimentos naturebas... Vou colar a DIETA DE TENTANTE na geladeira pra não me perder com tanta dica... rrsrsrs

E vocês? Conheciam todas? Fizeram alguma? Tem mais alguma dica? Conte-nos!

Boa sorte para nós e que o positivo de vocês venha em breve!

Beijos férteis,

Ci

2 comentários:

  1. Adorei o apanhado geral com as dicas. Estou nessa. A nossa hora vai chegar. Fé, esperança e atitude.

    ResponderExcluir
  2. Eu creio que minha hora irá chegar

    ResponderExcluir